Animais de estimação estão ficando cada vez mais gordos e estressados, de acordo com uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha.
O estudo encomendado pela seguradora More Than concluiu que quase 80% dos veterinários do país estão atendendo mais casos de animais obesos, um fenômeno atribuído à falta de exercício e uma dieta exagerada e desequilibrada.
Um quarto dos bichos sofre de estresse, hiperatividade e deperssão, enquanto 60% dos veterinários dizem estar tratando mais casos de diabetes e artrite.
As razões por trás destas enfermidades "humanas" incluem o fato de que os donos dos animais estão passando mais tempo longe de casa e também mudanças na rotina como a chegada de um bebê ou um novo bicho de estimação.
Deterioração
A pesquisa foi realizada com cem veterinários e 2,5 mil donos de animais de estimação.
"Muita atenção se dá a fatores como dietas desequilibradas e o estresse causado por problemas de família na saúde das pessoas, mas o que estamos vendo é que os bichos sofrem de uma forma similar", disse a veterinária Sophie de Pelet, que assessora a seguradora.
"Nós somos capazes de tratar um número maior de enfermidades do que há dez anos, mas ainda assim o estado de saúde dos animais de estimação está se deteriorando na Grã-Bretanha."
De Pelet recomenda que os donos chequem com regularidade o estado de saúde e o peso dos bichos e assegurem que eles façam algum exercício todos os dias.
Fonte: G1