Se você morasse no extremo leste da Rússia e não pagasse suas contas de energia elétrica em dia, poderia ser aconselhado a fica de olho em seus animais de estimação. A companhia local de eletricidade está ameaçando fazê-los reféns para pressionar os consumidores a pagarem o que devem.
Algumas empresas já tentaram de tudo, desde revelar os nomes dos devedores para envergonhá-los até cortar a luz de blocos inteiros de casas, mas nada funcionou. Gerentes dizem que os russos simplesmente não tratam suas contas de água e eletricidade como prioridade.
Sem fila
Mesmo os moradores mais ricos às vezes deixam de pagar porque se sentem incomodados de entrar na fila. Essa é exatamente a categoria que a emrpesa de energia de Vladivostok quer bater bater com mais força.
"Nós vamos tirar o que eles têm de mais querido: seus animais de estimação", disse um dos diretores da Danenergo, Nikolai Tkachev. "E deixa o pai explicar para a filha porque seu amado bichinho foi levado."
A empresa iria, então, manter os animais em cativeiro até que os proprietários resolvessem o problema. Se eles não o fizessem, os cães e gatos seriam enviados para o primeiro candidato. Muitos moradores estão revoltados. "Gatos ou cachorros não são coisas. Eles são como crianças para nós", disse uma mulher russa que tem um burrinho.